Nova presidente do CNPGC é empossada em Brasília

Nova presidente do CNPGC é empossada

O Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Contas (CNPGC) realizou nesta terça-feira (19) uma solenidade em Brasília (DF) para transmissão do cargo de Presidente, ocupado pelo Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC) do Rio Grande do Norte, Thiago Martins Guterres, e que agora é passado para a Procuradora-Geral do MPC/MG, Elke Andrade Soares de Moura.

Nova presidente do CNPGC é empossada
Posse da nova Presidente do CNPGC

No discurso de transição, o Procurador Thiago Guterres falou a respeito do período de três meses em que esteve à frente do cargo, o que considerou como um privilégio e uma “honrosa herança” de seu antecessor, o Procurador Ricart César Coelho dos Santos. Destacou ainda os esforços, objetivos comuns e a atuação da gestão anterior do Conselho na promoção de debates e reflexões a respeito dos Parquet de Contas que atuam pelo país. Em seguida, comentou sobre as medidas tomadas pelo CNPGC de modo a “combater a corrupção e a dilapidação do patrimônio público”.

Entre as ações com este fim, foram mencionadas as parcerias firmadas com o Ministério Público Militar e Ministério Público Eleitoral para compartilhamento de assistência tecnológica e informações. Ao final de sua fala, agradeceu ao Procurador Ricart Coelho pelas “iniciativas inovadoras” que tomou enquanto esteve à frente do cargo e à Dra. Cláudia Fernanda, vice-presidente da gestão que se encerra e que esteve atuando junto ao Procurador Thiago Guterres durante o período de transição. Para a nova titular, o então presidente interino transmitiu seus votos de confiança e torcida e disse que a partir de agora caberia à Procuradora Elke Moura o “duro e gratificante desafio” de consolidar o trabalho realizado até aqui.