Sucessos nos Ajustamentos Financeiro de vários municípios no âmbito do projeto #HashTAG Sustentabilidade

Lagoa_nova

Resultados de Janeiro/2021 afirmam o sucesso da prática de restabelecimento financeiro estabelecida com o Projeto #HashTAG, os prefeitos reeleitos dos municípios de Lagoa Nova e Areia Branca em reuniões de acompanhamento (dias 20 e 22) realizadas pela Procuradora do MPC, Luciana Campos, comunicaram que atingiram a meta de redução do gasto de pessoal em relação a receita corrente líquida para abaixo de 48,6%, o que gerou a liberação da capacidade de investimentos no Municípios.

Gestores e Ministério Público de Contas comemoraram os resultados alcançados, conforme afirmou o Prefeito de Lagoa Nova, Luciano Silva Santos, foram expressivos os investimentos na educação em que todas as escolas foram reformadas e estruturas renovadas. A inédita cláusula do TAG do compromisso de aumento da nota do IDEB também foi alcançada e instituído planos de monitoramento permanente desse índice. O esforço permitiu que o enfrentamento do COVID não restasse prejudicado pelo o que foi possível ser referência quanto ao índice Previne Brasil.

“O sucesso do projeto reflete-se em ganhos para o cidadão; ficamos felizes em poder contribuir com ações de controle preventivo para otimização das receitas públicas e para investimentos na educação e saúde” disse a procuradora Luciana Ribeiro Campos, acrescentando: ” O município de Lagoa Nova aceitou o difícil desafio de elevar os índices do IDEB e iniciar uma cultura de permanente reavaliação de seus resultados. Festejamos juntamente com o munícipes e gestores esse sucesso, em projeto ousado, mas evidentemente necessários.”

Nos Municípios de Ipueira e Jaçanã também houve recuperação do equilíbrio das contas públicas, os quais foram liberados, em dezembro, pelo alcance de resultados quanto a redução do percentual de despesa com pessoal.

Os trabalhos no âmbito do projeto #HashTAG Sustentabilidade estão sendo retomados em que serão avaliados os Municípios de Currais Novos (em processo avançado de negociações), Caicó e Mossoró.

Por: Equipe Proc_LRC

#hashTAG Sustentabilidade