Thiago Martins Guterres tomou posse como Procurador-Geral de Contas em cerimônia realizada na última sexta-feira (14) no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN). Thiago Guterres será o Procurador-Geral no biênio 2019/2020.
Estiveram presentes na cerimônia de transmissão do cargo o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, o presidente eleito do TCE para o biênio 2019/2020, Poti Júnior, e os conselheiros Tarcísio Costa, Paulo Roberto Chaves Alves, Adélia Sales e Carlos Thompson Fernandes, além do conselheiro aposentado, Valério Mesquita, e os conselheiros substitutos Marco Antonio Montenegro, Antonio Ed Souza Santana e Ana Paula Oliveira Gomes.
O Procurador-Geral de Contas, Thiago Martins Guterres, falou sobre a crise fiscal pela qual passa o Estado do Rio Grande do Norte e o papel do controle externo. “Os desafios se avolumam em face da enorme crise fiscal no Estado e nos municípios do RN. O poder público não consegue atender as demandas mínimas. É natural que o controle externo seja mais demandado”, avaliou.
O Procurador de Contas no biênio que se encerra (2017/2018), Ricart César Coelho, também abordou a crise fiscal. “Dois anos atrás falava-se na crise fiscal. Pouca coisa mudou após dois anos e as medidas que poderiam reduzir essa crise não foram tomadas”, explicou.
Para o presidente do TCE, Gilberto Jales, o biênio 2019/2020 será caracterizado por “desafios”. O conselheiro destacou o diálogo entre o TCE e o MPC. “A troca entre as instituições podem produzem o bem da sociedade potiguar. Todas as informações sobre sua passagem anterior o credenciam para o cargo. Os desafios só aumentaram”, disse.